10 de dez. de 2020

CENTENÁRIO DE CLARICE LISPECTOR



 

A literatura brasileira é formada por grandes autores e autoras que compuseram as diversas escolas literárias ao longo do tempo. Do movimento modernista brasileiro, Clarice Lispector foi uma notável representante, sendo a brasileira mais traduzida no mundo e sua obra publicada em 40 países. Na verdade, a romancista, contista, cronista, tradutora e jornalista (que sempre se considerou brasileira) nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, mas chegou ao Brasil com a família aos dois meses de idade.

Na semana em que se comemora o centenário da genial escritora, lembro quando conheci, ainda adolescente, o precioso universo lispectoriano através do livro “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, oferecido por um grande amigo que já era apaixonado pela autora. O mergulho intenso nos conflitos psicológicos das personagens Lóri e Ulisses, trouxe-me a literatura intimista, que reflete profundamente as angustias da existência humana. Foi uma descoberta impactante, que me fez explorar ainda mais o mundo literário de Clarice, com a leitura de tantos livros maravilhosos como “A Hora da Estrela”, “Água Viva”, “Laços de Família”, “Felicidade Clandestina” e “Perto de um Coração Selvagem”.

A literatura de Clarice é contundente, atemporal e essencial, uma transformação contínua para quem segue o caminho de dentro e percebe o quanto ainda se tem a descobrir. Nos próximos séculos, continuaremos perto do coração selvagem da maior escritora brasileira de todos os tempos.  

Parabéns Querida Clarice!

 

Nenhum comentário: